PROJETO BIODIVERSIDADE

SALVAR A TERRA É ALGO GRANDE DEMAIS?

VOCÊ PODE FAZER MAIS IMPACTO DO QUE IMAGINA. SUAS ESCOLHAS DIÁRIAS, CONTRIBUEM DE FORMA SISTÊMICA PARA O TODO!

O QUE É?

A biodiversidade ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos existentes. O Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta, correspondente a mais de 20% do número total de espécies da Terra, mais de 116 mil espécies animais e mais de 46 mil espécies vegetais conhecidas no país. E é justamente essa diversidade de espécies que torna nosso planeta tão especial.

A IMPORTÂNCIA

A biodiversidade é essencial para o equilíbrio de todos os ecossistemas do planeta, como a ONU explica em seu site, o ar que respiramos, os alimentos que ingerimos, a energia que usamos e os materiais de que precisamos para todos os fins, são todos frutos da interação da biodiversidade. Sendo assim, ela demonstra uma importância ambiental e social.

CONSERVAR

A humanidade é parte da biodiversidade e a nossa existência se deve à ela. A biodiversidade é fundamental para os serviços que a natureza fornece: regulação do clima, da água e do ar, fertilidade dos solos e produção de alimentos, combustíveis, fibras e medicamentos. A Terra é incrivelmente biodiversa, é a nossa base de vida, conservar e respeitar a natureza é a ação prioritária para garantir um ambiente próspero e saudável.

coNSEQUÊNCIAS

A perda da biodiversidade tem crescido nos últimos anos, gerando impactos ao meio ambiente e diretamente nas nossas vidas, a proteção da biodiversidade interessa à todos, pois sua perda tende a provocar: a extinção de espécies, a perda de diversidade genética, a propagação global de plantas e animais comuns, mudanças climáticas, além de gerar doenças que podem se transformar em epidemias e pandemias, fato esse que vem sendo alertado pela ciência.

RISCOS DE EXTINÇÃO

Nossas florestas, rios, oceanos e até mesmo locais remotos como a Antártida nunca estiveram tão ameaçados pela ação humana. Segundo a CNN, no Brasil mais de 10 mil espécies de plantas e animais correm o risco de extinção devido à destruição da floresta amazônica, sabendo que mais de 35% já foi desmatada ou degradada. Tudo isso acontece porque a humanidade reduz o meio ambiente a matérias-primas ou trata a natureza como algo descartável.

O QUE FAZER?

Consumo consciente: priorizar as empresas que optam por produtos feitos de matéria-prima sustentável, materiais biodegradáveis ou retornáveis.

Reciclagem: cada descarte possui um tipo diferente de matéria-prima, que leva anos para se decompor na natureza. Você pode ajudar na separação e reciclagem do lixo produzido.

Economize água: dentro de sua rotina busque economizar água, seja ao escovar os dentes, fazer a barba, tomar banho, etc. Todas essas atitudes geram grande economia de água.

Apoiar ONGS: Você pode apoiar projetos e ONGs que tenham um trabalho voltado para a preservação do meio ambiente, animais e toda a nossa biodiversidade, além de poder participar como voluntário, ajudando mais ativamente a preservar o nosso planeta.

Rolar para cima